Publicações

Pedidos de recuperação judicial disparam em 2023.

O número de solicitações de falência subiu 44% no Brasil no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são da Serasa Experian, que calculam 255 pedidos apenas neste ano.

Especialistas ligados ao Serasa Experian, apontam que as altas taxas de juros e a desaceleração da economia estão entre as causas do aumento em RJs e falências.

Em termos proporcionais, os pedidos de recuperação judicial avançaram especialmente entre as grandes empresas, com aumento de 94,4% — ainda segundo a Serasa Experian. Entre as médias, o aumento foi de 8,9%; entre MPEs, 44%.

A recuperação judicial é um processo por meio do qual uma empresa devedora admite dificuldades financeiras ou crise econômico-financeira e estabelece um plano para superar essa adversidade, com o principal objetivo da recuperação é evitar a falência, conservar os postos de trabalho, bem como, manter as atividades econômicas da empresa e de sua função social.

‍Antes de iniciar o processo, que inclui várias etapas, é muito importante que a empresa tenha um bom assessoramento jurídico e financeiro para elaboração de um estudo de viabilidade econômica, negociação com credores, avaliação dos bens e ativos da recuperada, observando legislação vigente sobre o tema.

Podemos te ajudar?

Envie seu caso

Envie sua dúvida