Conheça os tipos de divórcio que existem no Brasil
Divórcio Judicial Consensual, chamado de divórcio amigável, ocorre quando os cônjuges estão em consenso sobre o processo. No entanto, ele ocorre na Justiça comum, quando o casal tem filhos menores;
Divórcio Judicial Litigioso, utilizado quando o casal está em conflito. Além disso, a discordância pode ser sobre qualquer ponto ligado ao fim do relacionamento. Portanto, se o desentendimento for sobre, até mesmo, o fato de se divorciar ou não, esta é a categoria utilizada;
Divórcio Extrajudicial é previsto pela Lei Nº 11.441/07, permite a realização da dissolução da união em cartório. Contudo, é necessário seguir os seguintes pré-requisitos:
a) Não possuir filhos menores ou incapazes em comum;
b) Estarem de acordo acerca das questões do divórcio, ou seja, não pode haver litígio.
Custa caro um divórcio?
O valor gasto para realizar um divórcio incluirá custos judiciais ou custos do Cartório e os honorários do advogado. No entanto, eles não podem ser especificados, visto que varia de acordo cada caso e região.
Além disso, o advogado tem como base a tabela da OAB de seu estado, que estipula o mínimo a ser cobrado pelo serviço. No entanto, ele pode modificar esses valores de acordo sua experiência e especialização.