Publicações

Declaração Retificadora: como solicitar a devolução do tributo pago sobre pensão alimentícia

Os contribuintes que, nos últimos cinco anos – de 2018 a 2022 -, incluíram a pensão alimentícia no Imposto de Renda terão direito a receber a devolução desses valores.

Para isso, será necessário o envio de uma declaração retificadora por meio do Programa Gerador da Declaração, no aplicativo “Meu Imposto de Renda”, ou pelo Portal e-CAC, informando o número do recibo da entrega da declaração, que deverá ser retificada, além de manter o modelo de dedução escolhido no envio da declaração.

️No momento do preenchimento dos dados, o valor da pensão declarado como imposto tributável deve ser excluído e informado na opção “Rendimentos isentos e não tributáveis/outros”, com a especificação da “Pensão alimentícia”. Vale ressaltar, também, que é necessário informar o dependente que tenha recebido os rendimentos da pensão.

O saldo a ser restituído será depositado em uma conta bancária do declarante, se este for superior ao da declaração original.

Leia mais no texto original aqui

2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

É recomendado aos pagadores de impostos que guardem todos os comprovantes referentes aos valores informados.
Tem dúvidas e quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato pelo nosso WhatsApp (51) 9 8958-7733 e venha conversar com a gente.

Podemos te ajudar?

Envie seu caso

Envie sua dúvida