Publicações

Dias de jogos da seleção em fases eliminatórias não garantem direito a dispensa de trabalho

A Copa do Mundo já está acontecendo e com a classificação da seleção brasileira para a segunda fase (oitavas de finais), dúvidas sobre a dispensa ou não do trabalho, voltaram a surgir.

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol, pela paixão do brasileiro pelo esporte, mas vale ressaltar que, os dias de jogos da seleção brasileira na Copa, indiferente da fase de disputa, não são feriados. Apesar de alguns municípios brasileiros terem decretado ponto facultativo, as datas em que o Brasil entrar em campo durante o Mundial continuam sendo consideradas dias úteis. ️ ️ ️

Vale lembrar também que, se a empresa optar por liberar o trabalhador para assistir os jogos da seleção, as horas referentes ao tempo de jogo não poderão ser descontadas do funcionário, pois nesta situação o empregado estará apenas seguindo uma orientação momentânea da empresa. Por isso, orienta-se que o empregador decida junto com o empregado a melhor solução para estes dias e horários divulgados previamente, podendo, inclusive, celebrar acordos individuais ou coletivos com seus empregados, visando ajustar condições em que os empregados possam ser liberados para assistirem aos jogos e o empregador não sofra os prejuízos desta suspensão do trabalho, de maneira que o empregado compense as horas não trabalhadas em outro dia da semana, ou nas ocasiões que vierem a ser estabelecidas nos acordos.

 

Podemos te ajudar?

Envie seu caso

Envie sua dúvida